Páginas

segunda-feira, dezembro 01, 2008

Tendências e Oportunidades no mercado de Design de Interiores

A área de design vem apresentando expressivos índices de crescimento e tem sido foco de investimentos representativos. O desenvolvimento da construção civil e o "boom imobiliário", as mudanças de hábitos na sociedade, o surgimento de novas tecnologias, a abertura de novos mercados, entre outros fatores, estão criando novos mercados para os profissionais de Design de Interiores. Há uma forte demanda nesta área por profissionais habilitados e sintonizados com estas novas exigências de melhor adequação do homem ao espaço em que vive, e que possam atender às suas necessidades.

O profissional Técnico em Design de Interiores concebe, desenvolve, executa e acompanha projetos de interiores residenciais, de espaços comerciais e de uso público, como escolas, escritórios, hotéis, hospitais, restaurantes e outros, resolvendo com criatividade e técnica problemas relacionados a funcionalidade, estética e qualidade do projeto, possibilitando às pessoas maior conforto, qualidade de vida e eficiência em suas atividades. Cria, ainda, peças de mobiliário adequadas aos espaços e funções.

O profissional de interiores pode atuar como autônomo desenvolvendo projetos, dando consultoria ou trabalhando para escritórios de Design, Engenharia, Arquitetura e em lojas de decoração. O Técnico em Design de Interiores pode atuar ainda como desenhista no desenvolvimento, detalhamento e apresentação de projetos de decoração ou mobiliário, utilizando técnicas à mão livre ou ferramentas digitais.

Segundo dados da ABD e ADForum de março de 2007, a remuneração média de um profissional nesta área pode variar de R$ 1.500,00 a R$ 5.000,00, de acordo com experiência e rede de relacionamentos, além das comissões de fornecedores que variam de 5% a 20% sobre o valor das compras. Outra forma de receita são as taxas de administração de obra que variam de 10% a 20% sobre o valor total executado.

Além do Curso Técnico em Design de Interiores, o Senac Rio promove as seguintes programações na área de decoração e interiores: Básico em Decoração; Desenho para Projeto de Interiores, Desenho de Perspectiva, Conforto Ambiental; Feng Shui na Decoração; Organizer: Organização de Espaços Residenciais e Organizer de Papéis. Todos os cursos acontecem no próprio Centro de Design do Senac Rio (Av. Ayrton Senna, 2.150, bloco C e E, 3º andar, Barra da Tijuca). Informações pelos telefones 2108-8216 e 4002-2002 (Disque Senac).

Nenhum comentário:

Postar um comentário