Páginas

sexta-feira, abril 16, 2010

Fumaça de vulcão cancela voos na Europa

Erupção na Islândia afeta 5 mil viagens; não há previsão sobre quando será seguro voar

A erupção de um vulcão sob uma geleira na Islândia provocou o caos no tráfego aéreo de vários países da Europa, com reflexos no mundo inteiro. Reino Unido, Irlanda, Noruega, Dinamarca, Suécia, Holanda, França e Bélgica anunciaram o fechamento total ou parcial dos espaços aéreos, como não acontecia desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

Os especialistas ainda não sabem quando será seguro voar novamente. Isso porque a fumaça e as cinzas vulcânicas podem estragar as turbinas e o sistema elétrico das aeronaves, mesmo que não possam ser vistas a olho nu. A erupção já lançou uma coluna de fumaça de seis quilômetros de altura e ontem a atividade vulcânica ainda estava aumentando.

Consequencias no Brasil

Ao todo, entre 4 mil e 5 mil voos na Europa seriam cancelados ontem, segundo o órgão europeu encarregado da segurança aérea, Eurocontrol. Voos no Brasil com destino à Europa também foram prejudicados. A Air France, por exemplo, cancelou as viagens.

A TAM pediu que passageiros com destino a Londres remarcassem a passagem. Um voo da companhia que decolou para Londres pousou no aeroporto de Barajas, em Madri.


Fumaça causada por vulcão na Islândia
chega a 6 km de altura


(destak SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário