Páginas

segunda-feira, abril 12, 2010

Nova tendência cosmética: produtos com apelo gourmet - chocolate, caviar, morango…

Pele Gourmet

por Ligia Kogos

Para chamar a atenção das mulheres, muitos cosméticos têm usado o apelo gourmet - referência a frutas e a alimentos sofisticados usados como ingredientes. Cheiros e sabores, recordações e impressões de alimentos saudáveis, inconscientemente, impulsionam a consumidora a comprar um potinho que promete trazer coisa boas para a pele.

Ingredientes derivados de frutas e sementes já são encontrados há um bom tempo nos cremes, máscaras, shampoos e condicionadores. Atualmente, temos visto ativos derivados de chocolates, cacau, capuccino, berries (frutinhas vermelhas), macadâmia, castanhas e até mesmo o caríssimo caviar.

O importante é que esses ativos funcionem, é claro, mas o fator psicológico ao se escolher cosméticos tem relevante papel. Os produtos gourmet para a pele abrem mais um caminho, motivando as pessoas a se tratarem, já que há o fator sensorial como chamariz e a subliminar mensagem de produto seguro e mais natural. Esses elementos carregam em si ideais de beleza da natureza.

Mas, afinal, qual o real benefício de utilizar essa tendência em produtos de beleza para serem usados diretamente na pele? Muitas substâncias que atraem por serem comestíveis, agradáveis ao paladar, podem mesmo conter ativos preciosos, vejam só:

O morango contém o poderoso ÁCIDO GLICÓLICO, que refina, suaviza a pele, combate poros dilatados e cravos, clareia manchas e estimula a firmeza da pele.

O chocolate é lubrificante, emoliente, acalma peles sensíveis e desgastadas pelo sol e pelo ambiente. Ideal para peles secas e finas.

A macadâmia contém óleos suaves, não excessivamente gordurosos, que protegem, criando película que resguarda a pele do vento, ressecamento, ar-condicionado. É ótima também para ser usada pós- sol.

O pêssego contém alfa-hidroxiácidos (AHA) que dão brilho aveludado (a famosa pele de pêssego), refina, facilita a penetração de hidratantes e restaura o viço perdido.

Caviar contém proteínas tensoras, capaz de dar mais firmeza, além de propriedades antienvelhecimento.

Capuccino e café podem estimular a circulação, acalmando e desinchando pele pálida e cansada e pálpebras inchadas. Assim, pode-se aproveitar os benefícios “gourmet” na pele, sem, no entanto, esquecermos que só funcionam quando aliados à tecnologia e a outros ingredientes sintéticos, que conferem eficácia e segurança. Como dizem os franceses: “Bon apetit !” para sua beleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário