Páginas

sábado, maio 29, 2010

Bolas - GNT - Programa Bem Estar

Ginástica funcional com bolas chegou para ficar.

O fitball ou medicine ball chegaram com tudo as salas de ginástica das academias. As boas de vários tamanhos utilzadas nas novas aula de abdominal, musculação, alongamento, pilates e dança se encaixa no conceito de ginástica funcional, a tendência mais falada na área de fitness.

Os exercícios feitos com elas não são bons apenas para definir os músculos abdominais, mas também para prevenir dores na coluna e problemas posturais. Equilibrar-se sobre a bola exige mais do que força física.

A instabilidade da base e a busca do equilíbrio são as chaves para entender a eficácia da bola no condicionamento físico. Em cima de uma delas, a pessoa precisa contrair vários grupos musculares para não cair.

Isso fortalece toda a musculatura de centro do corpo: a região abdominal e a base da coluna. Mas o simples e normalmente insconsciente trabalho de buscar o ponto de equilíbrio sobre uma bola é, provavelmente, o mais poderoso efeito proporcionado pelo objeto.

Esse processo estimula o sistema nervoso central e os terminais proprioceptivos, isto é, os terminais nervosos dos músculos e articulações que dão ao corpo a percepção dele mesmo e em relação ao espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário