Páginas

segunda-feira, junho 14, 2010

Bactérias = obesidade / Programa Bem Estar, GNT

Bactérias poderiam ser a causa de obesidade, diz estudo da revista Science. A última edição da revista Science traz um estudo que conclui serem as bactérias presentes no intestino humano as causadoras da obesidade.

Os micróbios estariam por trás do ganho excessivo de peso porquem segundo os especialistas, provocariam uma inflamação na mucosa do intestino que, por sua vez, aumentaria o apetite, ou seja, as bactérias fariam as pessoas comer mais. A conclusão é da Universidade Emory, nos Estados Unidos.


Os especialistas acreditam que os micróbios teriam ganhado espaço no corpo humano porque, ao longo do tempo, outros organismos teriam sido banidos, seja pelo uso de antibiótivos, pelos avanços do saneamento básico ou por outros fatores da vida moderna.

Ou seja, uma colônia de micróbios que provocam o aumento do apetite teria substituído outras, responsáveis por doenças ou condições já erradicadas pelo uso de remédios ou hábitos de higiene.

Outro estudo, da Universidade de Cornell, revelou que camundongos normais se tornaram obesos quando alimentados com bactérias provenientes de animais gordos. Um trabalho na revista Nature revelou que há cerca de mil espécies diferentes de bactérias que habitam o intestino humano. Cada indivíduo carrega em média 160 delas. A ciência reconhece que não será fácil combater essas bactérias. Pois estudos mostram que nem meses de antibióticos são suficientes para combater outras inflamações intestinais como a doença de Crohn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário