Páginas

sábado, junho 26, 2010

De olho no céu

Eclipse da Lua terá um efeito ampliado (O Globo)

RIO - O eclipse lunar parcial que ocorrerá amanhã, e o primeiro do ano, terá o seu efeito ampliado nos Estados Unidos, graças a um fenômeno conhecido como "Ilusão da Lua". O eclipse começará às 10h17 (GMT, em português: Hora Média de Greenwich ou Hora de Greenwich), quando o satélite entra na sombra da Terra.

Em muitas partes dos Estados Unidos e do Canadá, o eclipse vai parecer maior porque a Lua estará muito perto do horizonte. Segundo a Nasa, a Lua será vista como "anormalmente grande através de feixe de árvores, edifícios e outros objetos em primeiro plano". A explicação para isso não é compreendida.

Por causa do calendário, o eclipse não será visível a partir do Reino Unido ou na Europa. E o início da fase parcial será visto do oeste da América do Norte e da América do Sul, e na Índia no final do Japão e na Ásia Oriental.

No máximo, 54% do diâmetro da Lua serão encobertos. E isso ocorrerá às 04h38 hora do Pacífico nos Estados Unidos (11h38 GMT), com duração de quase três horas. Como a Lua, o Sol e a Terra não estão alinhados, o eclipse será parcial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário