Páginas

terça-feira, junho 15, 2010

Esporte

Estudo mostra como a música pode ser aliada na hora de malhar e queimar mais calorias O Globo, com agências internacionais

NOVA YORK - Rock, hip hop, funk e pop são as melhores músicas para ouvir durante os exercícios, afirmam especialistas do Conselho Americano de Exercícios (ACE, na sigla em inglês). A batida das canções rápidas motiva o cérebro, que passa a achar a tarefa mais fácil. E esta motivação não precisa ser consciente, acreditam os pesquisadores. Basta ligar o som durante a malhação para perceber os benefícios.

" Quer resultados mais rápidos? Capriche na sua playlist "
- Quanto mais rápida a batida da música, mais ela vai estimular uma resposta positiva à atividade física. Já é provado que a música distrai e ajuda as pessoas a malharem mais e melhor sem perceber. Combinar o ritmo das canções com o tipo do exercício pode fazer toda a diferença - afirma Cedric Bryant, um dos diretores da ACE.

Durante o estudo conduzido pela Universidade de Wisconsin em La Crosse, participantes ouviram vários tipos de música e esquetes cômicas conhecidas como "stand-up comedy". Além das melhores músicas para malhar, os pesquisadores também avaliaram a resposta do organismo ao ouvir suas músicas favoritas.

- Descobrimos que a música cria a ilusão de que o exercício é mais fácil. Esta sensação é ampliada quando a pessoa ouve suas músicas preferidas. Quer resultados mais rápidos? Capriche na sua playlist - completa Bryant.

Nem todos os exercícios são afetados pelo tipo de música que a pessoa escolhe. Na caminhada, Bryant e sua equipe perceberam que quase não há diferença entre ouvir música clássica ou o novo CD da Lady Gaga. Exercícios na bicicleta foram os que mais sofreram a influência das batidas, seguido pela corrida.

Muitas academias já utilizam programas específicos para escolher a melhor música para cada tipo de exercício. Segundo a equipe de Bryant, os exercícios aeróbicos de média e alta intensidade combinam com canções que têm cerca de 130 batidas por minuto, como as de Beyoncé e Britney Spears.

Nenhum comentário:

Postar um comentário