Páginas

segunda-feira, junho 07, 2010

Refletindo sobre os PRECONCEITOS (Fernanda Lopes de Luzia)

É incrível como nossa Sociedade ainda tem conceitos atrasados que promovem conflitos inconscientes. A ditadura já acabou, mas a opressão para a liberdade das pessoas continua. Nos tempos passados queimavam os livros das pessoas (pelo conhecimento), "queimavam" inclusive as pessoas que ousavam pensar diferente. E talvez eu também seja por estar escrevendo isso? E assim tem sido em nossa História.

Jesus por ser um revolucionário, também não foi bem quisto e tantos outros grandes semeadores da Paz. Fomos condicionados à agir de um certo modo, de seguir certas crenças (de preferencia a de nossos antepassados), de sermos iguais a todos, de seguirmos um sistema de regras. E quando não concordamos com isso ou aquilo, não servimos pra um sistema.

Basta ver as nossas religiões como ainda são limitadas em parte. As religiões são formadas por pessoas - assim - como eu ou você por exemplo. E por ser formadas por pessoas "limitadas" também cometem muitas falhas (e não estou desconsiderando os maravilhosos acertos). Mas é fácil ouvir em qualquer religião alguém falar mal de outra. E isso não é uma regra não - Como disse - as religiões são formadas de pessoas - e seus líderes também!

Por que as religiões separam as pessoas? Por que por exemplo uma pessoa evangélica, espírita, católica, budista, ubandista, e etc etc não pode frequentar dois lugares espirituais que goste por exemplo? Isso é um erro? Porque um psicólogo não pode gostar espiritualidade ou métodos alternativos? Porque um médico também não o pode? E gostarem do que quer que seja....

E porque estas tantas pessoas de gostos e sintonias diferentes não podem frequentar o mesmo círculo? É porque ainda estamos tão presos aos rótulos que precisamos SER isso ou AQUILO.... não podemos nos encaixar em dois sistemas.... pois daí infrigimos regras.... Regras de quem? Quem colocou essas regras pra mim ou pra você? E por que as seguimos? O passo tão mais simples seria seguir e acompanhar o que nos faz bem, e sermos diversificados sim, aprendermos a conviver com negros e brancos, católicos, evangélicos, espíritas, ateus e o que quer que seja.

Aprendermos o que cada religião, cada profissão tem de bom e o que principalmente cada ser humano tem de divino em si. Precisamos acabar com o preconceito tão grande que nos separa da essência divina de todos. Esse preconceito medíocre que não assumimos e que ainda vimos por todos os lugares. Precisamos nos RE-LI-GAR às pessoas. Ver Deus em qualquer criatura. Ver a força maior funcionando em você, em mim e no outro.

Não há diferença entre quem acha saber mais e quem acha saber menos. Estamos todos no mesmo barco. Que tal nos darmos às mãos sem nenhuma pretensão? Se o Grande Arquiteto nos confiou a missão de vivermos juntos e não isolados num topo de montanha, é porque precisamos aprender uns com os outros.

Matar as diferenças, respeitar as proprias ideias, mas respeitar as dos outros. Pararmos de ser inquisidores das pessoas, juízes que acham falar "EM NOME DO PAI". A linguagem que nos aproxima de Deus é a linguagem do amor.

E QUE BOM SERÁ QUANDO PUDERMOS CONVIVER LADO A LADO COM QUALQUER PESSOA, INDEPENDENTE DE SUA COR, RELIGIÃO, CLASSE SOCIAL, OPÇÃO SEXUAL OU CRENÇA.


QUE BOM SERÁ QUANDO PASSARMOS A RECONHECER NOS OUTROS IRMÃOS. QUE BOM SERÁ QUANDO DESISTIRMOS DE PERDER ENERGIA ENSINANDO A ACREDITAR EM ALGO E AUXILIANDO AS PESSOAS A ACREDITAREM SOMENTE NA VIDA. QUE BOM SERÁ QUANDO PARARMOS DE ENCONTRAR DEFEITOS NAS PESSOAS E ACHARMOS SUA ESSÊNCIA DIVINA.

AS CRÍTICAS NÃO CORRIGEM NADA. SOMENTE O AMOR. É SO O AMOR QUE É CAPAZ DE DESTRUIR O ORGULHO E A VAIDADE QUE CORRÓEM NOSSOS MELHORES SENTIMENTOS. SE ESTIVERMOS ABERTOS PODEREMOS APRENDER A RECEBER O MELHOR DE CADA UM, PERCEBER VERDADE EM TODAS AS VERDADES E CRESCER A CADA DIA COM A INFINIDADE DE DIFERENÇAS QUE NOS SÃO APRESENTADAS POR ALGUM MOTIVO.

EU DESEJO UMA LINDA SEMANA A TODOS VOCÊS, AGRADECENDO A OPORTUNIDADE QUE A VIDA ME DÁ DE CONHECER TANTAS PESSOAS MESMO A DISTANCIA, TAO DIFERENTES QUE ME ENSINAM TANTO POR SUA ESSENCIA TAO ÚNICA E DIFERENCIADA. EU SAÚDO A CADA AMIGO DA LISTA, DE QUALQUER CRENÇA, DE QUALQUER COR, DE QUALQUER PROFISSÃO, QUE POSSO CHAMAR DE IRMÃO POR ESTARMOS JUNTOS DE ALGUMA FORMA. EU ABRAÇO CADA UM COM GRATIDÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário