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terça-feira, julho 06, 2010

(continuação) Curiosidade é algo essencial

Há uma geração que encara a internet de forma natural e outra que se adaptou a ela - diz Jacqueline Resch, sócia da Resch RH, de executivos.

- Independentemente disso, as empresas têm demandado que seus funcionários, principalmente da área de marketing, busquem conhecimento no assunto.

Por abastecer as redes com conteúdo sobre as empresas e, ao mesmo tempo, monitorar o que é dito sobre elas na web, esse novo profissional precisa conhecer a fundo a organização em que trabalha, além do perfil dos usuários que navegam na internet.

- A formação acadêmica não é determinante, mas quem é de marketing, por exemplo, entende mais rapidamente a importância da imagem de marca e como pensar de forma integrada a estratégia di cliente. Já quem cursou antropologia, ciências sociais e história consegue traçar, mais facilmente, o perfil do usuário - explica o administrador Hugo Godinho, de 28 anos, diretor do Núcleo de Comunicação Integrada e Novas Mìdias da agência In Press Porter Novelli.

Estar sempre conectado e ser curioso para garimpar novidades também são características essenciais, pelo menos para a publicitária Cristiana Rodrigues, de 33 anos, gerente da Web da TIM Brasil. Entre as funções que exerce estão administrar o posicionamento da multinacional no Twitter - que conta com mais de 17.226 seguidores - e intermediar sua relação com agências externas que desenvolvem projetos on-line sob encomenda.

- Além de dominar o inglês e ferramentas de publicação na rede, o profissional dever ser antenado e aberto a mudanças. É desejável, ainda, que tenha experiência prévia em comunicação, com atendimento ou marketing - ressaltando que ser organizado também é pré-requisito.

- A gestão operacional das redes demanda planejamento e controle. É importante, ainda, ter tranquilidade para lidar com crises, já que o ambiente virtual é democrático e alguams pessoas podem se manifestar de forma ofensiva.

Nessas horas, ter em mente o posicionamento da marca na rede ajuda, diz a publicitária Andrea Dietrich, de 28 anos, gerente digital do grupo Pão de Açúcar. E muito:

- Se os profissionais conhecem a fundo os objetivos da marca, eles conseguem avaliar melhor o que responder e de que forma.

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