Páginas

terça-feira, julho 27, 2010

Dia dos avós. Cuidado com a osteoporose!

Posted by Mundo Verde on 26 de julho de 2010

Dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós. É hora de retribuir o carinho que estes familiares tão especiais nos dedicaram ao longo da vida. E quer forma mais sincera de demonstrar carinho a alguém do que preocupando-se com sua saúde? Por isso, o assunto do Blog Mundo Verde de hoje é um problema que atinge vários vovôs e vovós em todo o Brasil: a osteoporose.

A osteoporose é uma doença caracterizada pela diminuição da quantidade de massa óssea, deixando os ossos com aparência e textura porosa e por isso mais frágeis e quebradiços. É uma das principais doenças ligadas ao envelhecimento, sendo mais comum em mulheres na pós-menopausa.

Os sintomas raramente aparecem antes que aconteça algo de maior gravidade, como uma fratura. Por isso, é preciso ficar atento! A osteoporose progride lentamente, mas através de medidas preventivas, sua evolução pode ser retardada.

A alimentação exerce papel fundamental na prevenção da osteoporose. Além de escolher bem os alimentos que farão parte de nossa dieta, nosso intestino precisa estar saudável e pronto para absorver os nutrientes desses alimentos. A falta de ácido clorídrico favorece a deficiência em alguns nutrientes que dependem de meio ácido para serem absorvidos como: FERRO, ZINCO, MAGNÉSIO e CÁLCIO. Daí o processo digestivo inadequado ter relação com doenças como a osteoporose.

As nutricionistas da Rede Mundo Verde, Flávia Morais e Bruna Murta prepararam algumas DICAS de cuidados com a digestão que podem prevenir a osteoporose:

  • Fracione a dieta. Faça de 5 a 6 refeições ao dia, menos volumosas. A ingestão de grande quantidade de comida em uma única refeição prejudica o processo de digestão.
  • Evite o consumo de líquidos durante as refeições, o consumo de líquidos dilui o ácido do estômago comprometendo o processo digestivo.
  • Mastigue bem os alimentos. O processo de digestão começa pela mastigação.
  • Evite o uso de medicamentos antiácidos. Esses medicamentos associados ao estresse são causadores da falta de ácido no estômago e por isso comprometem a digestão.
  • Tome uma xícara de chá de hortelã 20 minutos antes das refeições. A hortelã estimula a produção de ácido clorídrico. Diluir uma colher de vinagre de maçã ou de suco de limão em 50ml de água e ingerir antes das refeições ajuda a aumentar a acidez gástrica.

Na quarta-feira daremos mais algumas DICAS DE ALIMENTAÇÃO para evitar a osteoporose e uma receita especial para um jantar de inverno com os vovós.

O Blog Mundo Verde deseja parabéns a todos os avós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário