Páginas

sexta-feira, julho 09, 2010

USO DA INTERNET SUPERA OS CAIXAS ELETRÔNICOS

Mais cômoda e barata, a transação bancária on-line foi responsável por 30,6% das operações financeiras feitas no país em 2009, diz o BC

DA REDAÇÃO - DESTAK RIO JORNAL

A internet passou a ser a ferramenta mais usada pelos clientes dos bancos brasileiros para fazer suas transações, superando, inclusive, os caixas eletrônicos, segundo pesquisa do Banco Central (BC). A web foi responsável por 8,36 bilhões de operações em 2009, 30,6% do total, enquanto os caixas automáticos realizaram 29,8% de todas as transações financeiras (8,13bilhões).

É a primeira vez que as operações via internet passam as transações nos caixas. Alguns motivos explicam o aumento do uso da internet pelos correntistas. Além da facilidade e comodidade, as operações on-line são mais baratas, diz o IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor). Para a emissão do extrato mensal no caixa eletrônico, por exemplo, os bancos cobram entre 1,45 e 3 reais. Pela web, esse custo é zero.

O aumento do número de pessoas que têm acesso à internet e a percepção de que as transações estão mais seguras também justificam a alta. Segundo o BC, o número de operações feitas nos caixas no Brasil é baixo se comparado com outros países. Para a instituição, isso acontece, provavelmente, pelo "baixo nível de compartilhamento" entre as redes de autoatendimento.

A pesquisa mostra que os brasileiros também têm utilizado mais a rede dos correspondentes não bancários, como lotéricas e supermercados. Esse canal era, em 2009, o preferido para pagar contas e tributos e transferir dinheiro.

O estudo indicou ainda que o boleto eletrônico, que entrou em operação em outubro, tinha, no fim do ano, 2,5 milhões de clientes cadastrados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário