Páginas

segunda-feira, agosto 02, 2010

Quatro histórias e um destino: a SUPERAÇÃO

Moradores do estado comprovam tese de que ser humano evolui mais ainda diante de adversidades - ediane Merola

A palavra sonho aparece espontaneamente na fala de Severino Claudino Filho, Elizabeth Gomes de Moraes, bruno Roberto Flórido Dutra e Simone Rezende Ramos. Mas as conscidências entre eles não param por aí. Em comum, esses quatro moradores do Estado do Rio têm a capacidade de superar dificuldades da vida e seguir em frente. Mas, como cada um deles conta, mudanças para melhor só ocorrem quando há empenho para alterar a trajetória.

- A oportunidade, para quem quer, existe - diz Severino, que, apesar de cumprir pena por homicídio, está se preparando para ser empresário assim que for beneficiado pela condicional.

As histórias publicadas podem servir de inspiração para muita gente, mostram que os seres humanos têm potencial de crescimento, mesmo diante de uma adversidade.

- Estudos revelam que a resiliência, capacidade de superar obstáculos e voltar à qualidade satisfatória de vida, pode ser aprendida e operacionalizada sem negar evidentemente a dor e o sofrimento.

Geralmente essas pessoas estão abertas a novas experências, melhoram a relação familiar, desenvolvem a religiosidade, descobrem força para superar adversidade e ter coragem, honestidade e perseverança - diz o psicólogo e doutor em neurociências comportamento Julio Peres, autor de "Traumas e superação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário