Páginas

quinta-feira, agosto 12, 2010

Índice de Valores Humanos do Brasil ficou em 0,59 numa escala de 0 a 1; IVH da saúde é de 0,45

Saúde é área do país com pior nota para os brasileiros

Na hora de avaliar os valores humanos no país, o brasileiro dá uma nota pior para a saúde do que para a educação e o trabalho. A percepção aparece no Índice de Valores Humanos (IVH), novo indicador criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

O IVH é calculado numa escala de 0 a 1. Quanto mais perto de 1, melhor a avaliação. Segundo o Pnud, o Brasil tem IVH de 0,59. Quando se trata de trabalho, o resultado é de 0,79. Na educação, o índice fica em 0,54, e, na saúde, em 0,45.

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 24 Estados. Sobre a área da saúde, as perguntas levaram em conta aspectos como o tempo de espera no atendimento, a linguagem usada pelos profissionais do setor e o interesse do médico pelo paciente.

No caso do trabalho, pesou a experiência relacionada ao prazer e ao sofrimento na atividade, como realização profissional, liberdade de expressão, esgotamento emocional e falta de reconhecimento.

Na educação, as relações entre alunos e professores em sala de aula foram tema de uma das perguntas. O IVH é maior no Sul e no Sudeste (0,62). A percepção dos brasileiros da região Norte é a pior: 0,50.

Segundo o Pnud, o IVH só foi realizado no Brasil e é um projeto-piloto para lançar uma nova metodologia para medir o desenvolvimento.

Ministério da Saúde contesta pesquisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário