Páginas

quinta-feira, outubro 28, 2010

Artigo da semana

Escolhendo uma equipe campeã/ Prof. Menegatti

Phill Jackson, treinador do Chicago Bulls, sabia como ninguém alocar pessoas certas nos lugares certos. Nos bons tempos, ele destacava seus valores da seguinte forma: Michael Jordan marcava cerca de 30 pontos por jogo, liderava e inspirava seus companheiros; Denis Rodman conseguia a façanha de pegar 20 rebotes num jogo e confundia os adversários; Scottie Pippen era excelente na defesa; Luke Longley era um bom marcador e Ron Harper armava as jogadas para Michael arremessar e fazer pontos. Ah, tinha o sexto jogador, que ficava no banco incentivando todo o time.

Bill Hybels, um especialista em formar líderes, dá a fórmula ideal para ser aplicada na construção de uma equipe campeã: os 3 Cs:
  1. Caráter – Ele gera confiança. Intrínseco a essa característica, encontramos e evidenciamos a honestidade, a humildade, a confiabilidade, a ética e até mesmo a demonstração de entusiasmo em servir ao grupo. O caráter, segundo Hybels, é mais importante que a competência, pois um lapso de caráter causa problemas com extensas consequências, ao passo que um lapso de competência pode ser aceito.
  2. Competência – Procure membros que tenham o mais alto nível de competência. Segundo Peter Drucker, as pessoas ideais para formar sua equipe não estão descontentes nem desempregadas. Pelo contrário, estão delirantes de felicidade e contribuem para estabelecer recordes em algum lugar, além de adorarem o ambiente em que trabalham. Portanto, diz Drucker, “vá atrás dessas pessoas e busque pela competência comprovada”.
  3. Combinação – Hoje em dia, encontramos nas empresas muita dificuldade de convivência e comunicação, além de insubordinação. O resultado disso é que 87% das demissões são geradas por deficiência nas relações interpessoais, e não por incapacidade técnica. Os novos membros devem e precisam manter um relacionamento apropriado com a liderança e demais membros da equipe. A maior parte do tempo, passamos com pessoas, por isso existe a necessidade de apresentarmos uma combinação no relacionamento interpessoal.
Nada como formar uma equipe campeã, na qual as pessoas certas ocupam os lugares certos, usam seu potencial e decolam para o sucesso.

Prof. Menegatti é conferencista em vendas, motivação e liderança. Entre seus produtos, estão o livro Desperte seu potencial emocional, o CD motivacional Marcado para vencer e o DVD Campeão de vendas.  A cada palestra, o Prof. Menegatti vem conquistando plateias de norte a sul do País.
 
Visite o site: www.menegatti.srv.br

Para pensar
“Gerenciamento é fazer certo as coisas. Liderança é fazer as coisas certas”
Peter Drucker

Nenhum comentário:

Postar um comentário