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quinta-feira, novembro 04, 2010

Atividade aeróbica combate insônia e melhora a qualidade do sono.

Insônia - exercite-se! praticar atividade aeróbica não só combate a falta de sono como melhora a sua qualidade. A conclusão é do Colégio Americano de Medicina Esportiva e da Associação Americana de Distúrbios do Sono. Eles sustentam que a atividade aeróbica, como corrida, ciclismo ou natação, não só combate a insônia como melhora a qualidade do sono. 

O exercício físico realizado de forma regular e com intensidade moderada, aumenta o período total de sono, diminui o tempo que se leva para adormecer e aumenta significativamente o sono profundo. Tudo porque ele tem um efeito no cérebro, regulando os transmissores do sistema nervoso central, responsáveis pela redução do estresse e ansiedade e pela sensação de bem-estar. 

O estudo apresenta esses benefícios em cerca de 50% das pessoas que passam a correr. Quando elas deixam de praticar exercícios, voltam a ter problemas para dormir. Em relação a prática aeróbica, a recíproca também é verdadeita. Só se exercita bem, com disposição, quem consegue ter uma boa noite de sono. Pois ao dormir ocorre a liberação do hormônio GH que estimula o crescimento, a recuperação muscular, a construção óssea e a queima de gordura. 

Por Carolina Abranches

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