Páginas

quarta-feira, novembro 03, 2010

Embaixada dos EUA faz mutirão para atender demanda por vistos

O Globo

RIO - A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília anunciou, nesta sexta-feira, que fará dois dias de mutirão para reduzir as filas de espera para agendamento e emissão de visto de entrada para os Estados Unidos. Atualmente, o tempo de espera em Brasília é de 84 dias. No Rio a espera leva cerca de 105 dias, em São Paulo são 98 dias, e no Recife gira em torno de 55 dias, de acordo com o site de assuntos consulares do governo americano. 

O mutirão vai acontecer nos dias 23 de outubro e no feriado de 2 de novembro, e deve atender 2.500 pessoas, cinco vezes mais que num dia normal em Brasília. Entre os 50 funcionários que vão participar do esforço conjunto estará o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, e a vice-chefe da Missão, Lisa Kubiske. 

De acordo com informações da embaixada, a demanda dos brasileiros por vistos de turismo para visitar os EUA continua a crescer com a forte economia brasileira e a valorização do real frente ao dólar, causando o aumento da espera por entrevistas. 

Em todo o Brasil, os consulados americanos entrevistaram 22% mais pessoas até agora em 2010 que durante o mesmo período em 2009. Espera-se que esse número aumente quando o Brasil entrar na alta temporada de verão. 

Para diminuir o tempo de espera para agendamento, vagas adicionais para entrevistas também foram adicionadas ao expediente das seções consulares durante os dias úteis regulares. Cerca de 95% de todos os solicitantes brasileiros recebem o visto. 

A maioria dos vistos emitidos para brasileiros são do novo tipo B1/B2, que permite viagens a negócios e a turismo, com dez anos de validade.  As entrevistas para a terça-feira, dia 2 de novembro, serão abertas na segunda-feira, dia 25 de outubro, e poderão ser agendadas por pessoas de qualquer parte do Brasil que estejam renovando visto ainda válido ou que tenha expirado há menos de 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário