Páginas

quinta-feira, novembro 25, 2010

Levantamento mediu valor nutricional de 20 categorias industrializadas

Anvisa aponta excesso de sódio em alimentos - Destak Jornal

Estudo inédito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) sobre o perfil nutricional dos alimentos mostra que alguns dos produtos mais consumidos pelos brasileiros estão longe de proporcionar uma boa nutrição. Entre os produtos industrializados, o macarrão instantâneo é o campeão de sódio, cujo excesso está ligado a uma série de distúrbios. Salgadinhos de milho, batatas fritas, refrigerantes e até biscoitos de polvilho  também aparecem na lista de "condenados" da Anvisa.

Em alguns casos, de acordo com o levantamento, ao comer uma única porção de macarrão instantâneo, a pessoa está ingerindo 167% do sódio recomendado para ser consumido durante todo o dia (2400mg). A Anvisa analisou 12 marcas desse produto e constatou que algumas marcas têm duas vezes mais sódio que outras, o que aumenta a importância, para os consumidores, de comparar os rótulos.
Além da presença de sódio, a pesquisa analisou a quantidade de gordura em alguns alimentos. Os biscoitos de polvilho foram os que registraram maior índice de gordura, tanto a saturada quanto a trans. No caso das batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário