Páginas

domingo, novembro 21, 2010

Relacionamento social

Atualmente um número significativo de pessoas tem uma vida solitária. Devido à solidão as pessoas tornam-se debilitadas, deprimidas e desmoralizadas. A solidão tem sido frequentemente associada à depressão, à hostilidade, ao alcoolismo, baixa auto-estima e a doenças psicossomáticas.

A solidão é vista como fenômeno psicológico subjetivo e por isso não é sinônimo de isolamento. Toda pessoa tem pelo menos um contato social mínimo. Portanto, a solidão é vista mais como representando insatisfação com o número ou a qualidade dos contatos que uma pessoa tem do que com a ausência total de contato social.
A satisfação com a vida parece estar em grande parte relacionada com a qualidade do nosso relacionamento social. As pessoas podem atribuir valores diferentes para bem-estar emocional, bem-estar material, saúde física, saúde mental percebida, etc.

Foi comprovado que a convivência de idosos com pessoas jovens é fundamental para estabilizar o declínio cognitivo. A atividade física também torna-se mais benéfica para os idosos se for praticada em espaço social com pessoas jovens. Realizar atividades com pessoas mais jovens, faz bem para a saúde de ambos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário