Páginas

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Fiocruz lança teste rápido de confirmação do diagnóstico de HIV / Maria Vianna


Dia 1 de dezembro é Dia Mundial de Combate à Aids. Foto: AP

RIO - O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) lança nesta quarta-feira, Dia Mundial de Luta contra a Aids, o Teste Confirmatório Imunoblot Rápido, que permite confirmar o diagnóstico de HIV em até 25 minutos (o atual leva de 1 a 30 dias para ficar pronto), com margem mínima de erro e um custo cinco vezes menor para o governo federal. O teste estará disponível na rede pública de saúde a partir de 2011. 

 
Segundo Antonio Ferreira, gerente do Programa de Desenvolvimento de Reativos da Fiocruz, a vantagem do método é que, enquanto os pacientes esperam a confirmação, já podem receber aconselhamento médico e psicológico caso o resultado venha a ser positivo. 

- Atualmente, cerca de 80% dos pacientes que fazem o teste do HIV e recebem um resultado positivo não voltam para fazer o teste confirmatório, essencial para o diagnóstico correto - explica. Com o novo método, a Fiocruz também espera que mais pessoas adotem mais cedo o tratamento com antirretrovirais. Além disso, o novo teste poderá ser útil para evitar a transissão vertical, a de mãe para filho. 

- O novo teste poderá ser aplicado nas maternidades na hora em que a mulher chegar para ter o bebê. Se o resultado for positivo, os médicos poderão iniciar o tratamento na mãe e no filho imediatamente, e as chances de transmissão para a criança podem cair até 70%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário