Páginas

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Gastos com aluguel pesam mais no orçamento do que financiamento de imóvel, aponta Ipea

Fabiana Ribeiro

RIO - Os gastos com aluguel pesam mais no orçamento das famílias do que as despesas com financiamento do imóvel. É o que aponta estudo do Ipea sobre os dados das Pesquisas de Orçamentos Fmiliares (POF) do IBGE, referentes aos períodos 2002/2003 e 2008/2009. 

Pelo estudo, a despesa dos mutuários com financiamento consome 6,66% da sua renda. Já o gasto com aluguel compromete 12,14% da renda de quem tem esse custo no orçamento. 

- Está mais barato financiar a compra do imóvel do que pagar o aluguel. Os preços dos aluguéis têm subido absurdamente, a partir de contratos curtos, de 30 meses, que não trazem qualquer proteção. 

Já o sistema de crédito imobiliário tende a proteger mais o consumidor, inclusive contra especulações. E o valor das prestações já está estabelecido, mesmo que haja valorização do imóvel - disse Pedro Humberto Carvalho, pesquisador do Ipea. 

Apesar da participação da despesa na renda das famílias ter se mantido praticamente estável, mais brasileiros estão pagando aluguel. De acordo com o Ipea, a proporção das famílias que têm aluguel a pagar subiu de 13% para 17% entre os períodos de 2002/2003 e 2008/2009. Segundo Carvalho, a pesquisa mostrou também que 2,5% das famílias brasileiras compraram um outro imóvel -- seja casa de veraneio ou terreno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário