Páginas

terça-feira, dezembro 14, 2010

Promessas da vez para emagrecer

Suplementos naturais conquistam adeptos mas médicos alertam sobre dependência e efeito placebo - Maria Vianna e Viviane Nogueira

Caralluma fimbriata (um tipo de cacto), Citrus aurantium (laranja amarga), pinothin, canela e Irvingia gabonensis (manga africana) são apenas alguns dos novos suplementos nas prateleiras das lojas de produtos naturais que prometem eliminar vários quilos em poucos meses com quase - ou nenhum - sacrifício. 

A caralluma, substância extraída de um cacto: o composto feito da casca da laranja amarga e a soja preta, rica em ômega 3, isoflavona e fibras, conquistaram legiões de fãs e se esgotam rapidamente das prateleiras. Porém, os médicos alertam que os suplementos para emagrecer podem fazer mais mal do que bem, principalmente se tomados sem orientação medica.

- O tratamento para obesidade é um dos trabalhos mais desafiadores que existem. É um processo que pode durar anos e gera desgastes e frustrações. Todo mundo quer uma solução mágica, mas infelizmente elas não existem - afirma o endocrinologista Ricardo Meirelles, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário