Páginas

terça-feira, novembro 01, 2011

Cultura, conhecimento e lazer na programação do evento

Produtores, jardineiros, decoradores, arquitetos, artistas e consumidores estarão reunidos de 4 a 6 de novembro, na Ilha de Guaratiba


Três dias de festa, ao ar livre, muito verde e uma programação que combina cultura, conhecimento e lazer.  Para brindar a primavera, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio e o Sebrae/ RJ realizam no primeiro fim de semana de novembro - dias 4, 5 e 6, sexta, sábado e domingo, respectivamente – a mostra Jardins do Rio, com plantas ornamentais cultivadas pelos produtores do Polo de Guaratiba, na Zona Oeste da cidade.


Em 30 estandes, distribuídos pelos 24 mil metros quadrados do Espaço Verde Vila, na Ilha de Guaratiba, os visitantes poderão apreciar e adquirir várias espécies de plantas ideais para a decoração de ambientes internos e externos, que confirmam a tradição inaugurada nos anos de 1950 por ninguém menos que Roberto Burle Marx, sinônimo de paisagismo no Brasil e no mundo. Pois é justamente ali, na região que Burle Marx escolheu para viver e plantar, no entorno do sítio que leva seu nome, e onde hoje se concentram centenas de pequenos produtores de plantas ornamentais, que acontece o Jardins do Rio.


Além de muito verde, o visitante da mostra que quiser dicas de como melhor combinar arranjos, poderá buscar inspiração nos três diferentes ambientes especialmente planejados pelos escritórios de paisagismo das arquitetas Cecília Castro, Amélia Portela e Maria Amélia de Souza. Os interessados em jardinagem vão encontrar no estande da empresa Rio Verde, especializada em ferramentas e acessórios do ofício, tudo que precisa para iniciar uma nova prática - pás, ancinhos, mangueiras, vasos, correntes, ganchos e xaxins. 
E como onde tem jardim tem mesa, cadeira, poltrona de balanço, o evento terá um estande da Trançarte, com opções de móveis em alumínio, junco e madeira ecológica.


No campo da educação ambiental, Jardins do Rio traz uma novidade que promete animar pessoas de todas as idades, em especial as crianças. Criado pela Acceta Consultoria, empresa de Santa Catarina, o Túnel de Agroecossistema, pela primeira vez montado no Rio, proporciona uma experiência ambiental inédita. 

Em 16 metros de extensão e quatro metros de largura de tendas em lona e material reciclado, recompõe cenários de degradação provocada pelo homem, como caça predatória, queimadas, assoreamento de rios, efeito estufa e enchentes. Ao fim do percurso, o visitante encontra um cenário de equilíbrio e beleza, que destaca as boas práticas de convivência do homem com o meio ambiente.


Na programação de palestras, destacam-se temas como paisagismo e sustentabilidade, a bromélia no ecossistema e a história do Sítio Burle Marx. E pra quem gosta de botar a mão na massa – ou na terra – as oficinas de arranjos florais e arranjos de plantas ornamentais prometem bons momentos.


Já o Espaço Gourmet traz o sabor da tradicional culinária da região, famosa pelos frutos do mar, a cargo de três restaurantes do vizinho Polo Gastronômico de Barra de Guaratiba, capitaneados pela cozinha da Tia Penha. 
A iniciativa do Programa Polos do Rio é uma realização do Sebrae/RJ e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário, com o apoio do Banco do Brasil.


Jardins do Rio - Mostra de Plantas Ornamentais de Guaratiba 
- Data: 4, 5 e 6 de novembro, das 9h às 18h
Local: Espaço Verde Vila - Estrada da Ilha, 3110 - Ilha de Guaratiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário