Páginas

terça-feira, dezembro 06, 2011

Dermatologistas avaliam as combinações de pílulas, gotas e cremes que prometem prevenir o envelhecimento

Nutricosméticos, fórmulas contra rugas em versão 2.0 - Antônio Marinho

Rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, uma nova geração de cosméticos, em forma de cápsulas, gotas e cremes, nutre o corpo de dentro para fora. Resultado: pele firme, bonita e protegida contra o envelhecimento precoce. Pelo menos é o que dizem as bulas dos chamados nutricosméticos. Nesta linha, já existe até protetor solar em pílula. Mas, apesar de reconhecerem a eficácia dessas fórmulas, dermatologistas dizem que elas não fazem milagres. 

É preciso associá-las a hábitos alimentares. A´Loréal é uma das empresas que mais investem nos cosméticos em cápsulas, ou mutriconcentrados. Numa parceria com a Nestlé, criou a marca Innéov, com quatro produtos: Innéov nutri-care (para evitar a queda de cabelo e fortalecer as unhas), Innéov solar (um protetor por via oral), Innéov fermeté (para dar firmeza à pele) e Innéov sensicap DS (trata a caspa, sem tocar nos fios de cabelo). 

Segundo o fabricante, não é preciso preocupar-se com qualquer ganho de peso. Os nutricosméticos em cápsulas têm poucas calorias: duas cápsulas de Innéov Fermeté têm 4,8kcal. E, de acordo com a bula, poderiam ser usados sem contra indicação. Mas não é bem assim.

- Esses nutriconcentrados só devem ser usados com indicação médica e funcionam como complementos a otros tratamentos dermatológicos - alerta Alexandre Filippo, coordenador do Departamento de Laser da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Por exemplo, as propriedades benéficas da vitamina C, importante antioxidante, em cosméticos são bem conhecidas. Só que vitaminas sozinhas não resolvem. 
A La Roche-Posay aposta no poder das vitaminas C e E: oferece o Derm AOX, em forma de gel, cuja fórmula contém ainda uma substância extraída da casca do pinheiro. Esta combinação, garante o fabricante, combate a oxidação da pele. Já a SkinCeuticals tem o Serum 10, à base de vitamina C e ácido ferúlico. Basta aplicar de quatro a cinco gotas na pele, pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário