Páginas

quinta-feira, dezembro 08, 2011

Me Chame de Qualquer coisa, Menos de Gorda

Comecei a escrever esse texto baseado em uma discussão,sobre o que os outros dizem que te faz querer emagrecer, no grupo facebook e ano RISSCA.

Alguém te chama de gordo e mundo desmorona....
 
Sendo cultura ou nãocultura, crueldade ou tentativa de dar um toque e querer que a pessoa melhore,renasça, reconstrua... 
 
A única coisa que fico me perguntando é reconstruir oque, renascer de onde e por quê?  É tudodito como se ser gordo fosse o final do mundo, é fácil achar que quem te chamade gordo com carinho é por que quer seu bem, assim como é bem fácil achar quequem te chama de gordo com agressividade só quer te ofender (quem te chama de gordo com ódio não só te ofende te diz que você não é normal), sendo de umaforma ou de outra quem chama você de gordo, quer dar uma conotação de que vocêprecisar melhorar, precisa sair desse estado, pois você esta fazendo mal a si ea quem esta próximo de você, mas que tipo de mal é esse?
 
Por que ser chamada degorda destrói uma pessoa? Eu ficaria destruída se fosse chamada de ladra, sefosse chamada de preta macaca (como fazem com os jogadores de futebol negros em outrospaíses)

Acho que as pessoas dão muito valor a coisas desnecessárias, se importam muito com o que não vale à pena, existem muitas outras coisas queos outros dizem e passa em branco, mas se disser gorda a alma descola do corpo, vou viver séculos e não vou entender por que tanto medo em ser gordo, por que esse pavor todo em não vestir 38, cada um é o que é nós somos essência, mas todos fazem questão de ver apenas o frasco, acho ridículo que seja necessário conversar com dedos para não ofender o gordo do seu lado, assim também como é ridículo ter dedos pra falar com o negro, se o mundo e as pessoas não fosse mtão toscas e ofensivas tudo poderia ser dito sem necessidade de tantos cuidados, por que ninguém sentiria-se ofendido com palavras comuns, mas se o mundo martela em sua cabeça que você é o preto imprestável ou a gorda nojenta, logo você vai pensar que todos que dizem essas palavras querem te ofender. Não sei como essas palavras podem ser ditas sem ser para ofender... mas tem quem diga é que é só pra tentar ajudar... que tipo de ajuda pode ser essa que humilha e destrata só Deus pra explicar.  

Se existisse um mínimo de respeito, de ser humano, para como outro ser humano, não seria necessário, tantas explicações, tantas terapias, tanto medo e tanta revolta, as pessoas poderiam ser no mínimo educadas evisualizar que a coisas que podem ser pensadas e não serem ditas (segunda vezque eu repito essa frase), não tem como ouvir repetidamente uma coisa e deixarela passar despercebida, por mais que você queira se libertar fica o estigma, se você passa a vida toda sofrendo assedio, no momento em que alguém colocar aquele tema em pauta, mesmo que não seja com a gente, mesmo que não seja para ofender, sempre ira bater em nossas cabeças de forma como uma tentativa deferir nossos sentimentos, será a repetição da desaprovação que as pessoas tem com o individuo gordo, que nesse caso não é o vizinho somos nós.

E ai alguém chega e diz, todo gordo é traumatizado, gordo tem mania de se achar inferior, não é só a mania, não é só a visão de não sera aceito ou de não se aceitar, é toda uma questão de estrutura emocional envolvida, as pessoas precisam se fortalecer emocionalmente para enfrentar toda essa conotação e sair sem se queimar desse incêndio de vergonhas, medos e frustrações, ser gordo não é o fim do mundo, ser passivo ou agressivo demais a tudo é o fim de uma vida normal. É lógico que nem todas as pessoas que nos chamam de gordos querem ofender, mas por que te chamar de gordo, se a pessoa tem outras tantas características, nenhuma mãe fica dizendo olha meu filho narigudo, meu filho você tem a orelha de abano, meu filho você tem os braços esquisito, mas vivem dizendo olha meu filho gordinho.

Quantas mães, amigos ou parentes vocês ouvem dizendo: Você estamuito magro vamos engordar, vou te apresentar a geladeira, coma a vontade por que você precisa ganhar peso, isso só vai rolar num mundo fictício, por que no mundo em que eu vivo, se alguém fica magro com cara de drogado, pálido sem coras pessoas dizem: Nossa como você esta bonita, emagreceu bastante, me ensina oque você fez?... Mas se você aparece com 3kg a mais surgem os comentários: Nossa você esta engordando viu cuidado pra não ficar feia.  Então alguém pode me dizer como é que alguém te chama de gordo sem dar uma conotação ruim?

Agora me diga eu tenho que aceitar que ser gordo é horrível por que os outros acham isso, se eu ficar destruída por ouvir que eu sou gorda, eu estou sendo tão ignorante quanto quem me chamou de gorda, eu sou o que sou, cada um é o que é, gordo ou magro, você não pode se inferiorizar por que não tem a silhueta comum a maioria, não pode se sentir destruída por que foi chamada de gorda, quem falou que ser gorda não é normal? Então se for assim, acho bom que mais da metade do mundo se recolha em seus lares e de lá não saiam nunca mais por que não vai haver clinica suficiente para internar tanta gente que vai ficar deprimida por não pesar 52 kg e for chamada de gorda. Vamos parar de deixar que esses comentários ponha nosso animo no chão, prefira elevar sua mente para melhorar sua vida então para ficar destruída por uma simples palavra.

Pensando nisso eu tento entender:
O chefe chama você de imcompetente... mas você não se sente destruída.
A professora te chama de burrinha... mas você acha comum.
O namorado chama de lesada ... mas você acha engraçado.
Sua mãe chama de inútil... mas você acha irrelevante. 
Mas se algum deles te chamar de Gorda, seu mundo acaba... Explica isso pra mim?
Eu prefiro ser GORDA e você ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário