Páginas

sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Dois copos de álcool por dia ajudam a mulher a combater a obesidade, diz estudo americano

Mulheres que tomam dois copos de vinho, cerveja ou outro tipo de bebida alcoólica têm menos risco de engordar do que as abstêmias. A conclusão é de um estudo publicado no “Archives of Internal Medicine”, do “Journal of American Medical Association”. 

Para o estudo, foram ouvidas 19 mil mulheres americanas sem problemas de sobrepeso, com idades de 39 anos ou mais. Elas revelaram também a quantidade de bebidas consumidas diariamente. As mulheres foram monitoradas durante 13 anos.
.
A pesquisa estudou 7.346 mulheres que não consumiam bebidas alcoólicas e 6.312 mulheres (cerca de um terço do total) que tomavam cerca de um terço de copo de vinho, cerveja ou outra bebida alcoólica por dia, enquanto 20% tomavam um copo; 6%, dois; e 3%, mais de dois. 

No período de 13 anos estudado, as mulheres que não consumiam álcool foram as que mais engordaram, e as que tomavam o equivalente a dois copos diários foram as que mais próximas ficaram do peso ideal.

O vinho tinto se mostrou a bebida mais eficiente contra o sobrepeso, mas todos os tipos de álcool consumidos, entre os quais o vinho branco, a cerveja ou os licores, mostraram a mesma "associação inversa entre consumo de álcool e o risco de sobrepeso ou obesidade", segundo o estudo. 

Os autores do trabalho evitaram, no entanto, recomendar o consumo de álcool como maneira de lutar contra a obesidade, devido aos problemas médicos, psíquicos e sociológicos vinculados à bebida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário