Páginas

segunda-feira, fevereiro 06, 2012

Pesquisa revela que atividade física melhora a performance acadêmica em crianças - Kleyson Matos

Uma recente revisão de estudos anteriores sugeriu que existe uma relação positiva entre a prática da atividade física e a melhoria do desempenho acadêmico em crianças, a pesquisa foi publicada no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine.

Um grupo de pesquisadores holandeses da Vrije Universiteit University Medical Center revisaram estudos que incluíram amostras de 12 mil crianças entre as idades de 6 a 18 anos e concluíram que " de acordo com as evidências, encontramos fortes evidências de uma relação entre atividade física e performance acadêmica. 

A descoberta mostra que ser fisicamente ativo está relacionado com a melhoria do desempenho acadêmico".

Os autores sugerem que o exercício ajuda a cognição aumentando o aporte de sangue e oxigênio ao cérebro, o que eleva os níveis de norepinefrina e endorfinas e reduz o estresse, melhorando o humor. Além disso, aumenta os fatores de crescimento que ajudam a desenvolver células nervosas e dão suporte à plasticidade das sinapses, as conexões entre elas.

Sendo que uma das razões para a realização da pesquisa foi a pressão exercida sobre os estudantes para a melhoria no desempenho das avaliações, o que pode deixar menos tempo livre para prática de atividade física e esportes.

"Relativamente poucos estudos com alta qualidade metodológica haviam explorado essa associação", dizem os autores. "É preciso fazer mais estudos com alta qualidade sobre a associação e sobre os mecanismos subjacentes, usando medidas válidas para avaliar com precisão", concluem.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário