Páginas

sexta-feira, março 30, 2012

Estudo revela que doença está relacionada ao estresse

Câncer de Mama

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, Chicago, EUA, descobriu que o estresse psicossocial tem está associado a doenças crônicas como o câncer de mama. Entende-se por estresse pessoas submetidas a longos períodos de ansiedade, medo e isolamento. Tal condição pode provocar uma sobrecarga no sistema nervoso, que regula o ritmo cardíaco, respiração e demais funções importantes ao organismo.

Participaram da pesquisa 989 mulheres diagnosticadas com câncer de mama nos últimos três meses. Foi-lhes dado um questionário para avaliar o estresse. As pacientes que apresentaram os mais altos níveis de tensão foram aquelas que apresentação 38% de chances de ter câncer por não reagir a receptores do hormônio feminino estrogênio.

A pesquisa também revelou que as mulheres mais estressadas tinham 18% mais chance de serem diagnosticadas com tumores de alto grau, que são mais agressivos do que tumores de baixo grau.

Tais resultados levantaram questionamentos se mulheres com câncer mais agressivo já estavam mais estressadas antes de serem informadas de que eram portadoras da doença. Isso porque a notícia de um diagnóstico de câncer de mama - especialmente se o tumor é agressivo - já provoca um alto nível de estresse.

Não foi identificada qual o tipo de associação entre estresse e câncer, mas o estudo identificou que o alto nível de estresse e tumores malignos agressivos apareceram juntos num número bastante elevado de mulheres pesquisadas.

Por Yasmin Barcellos

Nenhum comentário:

Postar um comentário