Páginas

quarta-feira, março 14, 2012

Rio tem tarde quente, mas frente fria se aproxima

Apesar do forte calor, previsão de mais chuvas fez o Rio voltar ao estágio de atenção O Globo


Termômetro da Rua Radialista Valdir Amaral, no Maracanã, marca 43 graus
Foto: Gabriel de Paiva / O Globo
Termômetro da Rua Radialista Valdir Amaral, no Maracanã, marca 43 graus Gabriel de Paiva / O Globo
RIO - O Rio de Janeiro teve uma das dez tardes mais quentes de 2012 nesta quarta-feira. Os termômetros chegaram a 38,5 graus em Santa Cruz, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. Em outras áreas, as temperaturas bateram os 36 graus. 

A quinta-feira também será de muito calor, com previsão de temperatura de até 39 graus, segundo o Climatempo. Mas o calor intenso e aproximação de uma frente fria vão formar nuvens pesadas a partir da tarde, que vão provocar fortes pancadas de chuva e raios. Apesar do forte calor, a previsão de mais chuvas fez com que o Rio voltasse ao estágio de atenção na tarde desta quarta.

De acordo com o Centro de Operações da prefeitura, há surgimento de núcleos de chuva, principalmente na área da Zona Oeste da cidade, incluindo bairros como a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes. Pancadas de chuva devem ocorrer também no início da noite. O estágio de atenção é o segundo numa escala de quatro níveis e caracteriza-se pela possibilidade de precipitações de intensidade moderada a forte.

Na sexta-feira, o tempo vira de vez no Rio, com chuva, ventos moderados a fortes e queda da temperatura. O fim de semana, será mantida a grande quantidade de nuvens e condições para chuva em todas as regiões do Rio. Há possibilidade ainda de chuva forte. O ar refresca com a chuva e os ventos de origem polar que vão predominar sobre o estado.

Em 2012, a maior temperatura foi de 39,8 graus até agora, registrados no dia 2 de março, na região da Marambaia. Nas áreas centrais da cidade, a região da Praça Mauá já registrou 39 graus no dia 25 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário