Páginas

sexta-feira, maio 25, 2012

A importância do café da manhã

Todos nós sabemos que uma alimentação nutritiva é fundamental para uma vida saudável. O café da manhã é a refeição mais importante do dia, já que reconstitui as reservas de energia utilizadas durante à noite. Isto significa romper com um jejum de 8 a 12 horas. 
 
Além disso, ajuda a restabelecer as funções do aparelho digestivo e acelerar o metabolismo. A omissão do café da manhã pode ser danosa para a função cognitiva e o rendimento escolar das crianças.
 
Estudos experimentais publicados sobre os efeitos de um jejum prolongado (por uma noite e uma manhã) no processo de atenção e memória de crianças de 9 a 11 anos de idade mostram:

Menor estímulo de diferenciação,
Diminuição da fluência verbal,
Diminuição da atenção,
Alteração no processo de informações,
Aumento de erros; e,
Diminuição da memória.

Assim, a manutenção da glicemia, ou seja, da quantidade de açúcar no sangue em níveis normais, é essencial para o funcionamento cerebral adequado, portanto, mais uma vez destacamos o papel da nutrição, quer seja educando para melhorar o hábito alimentar, quer seja nutrindo adequadamente para o crescimento e desenvolvimento adequado.

Temos certeza que o café da manhã é muito mais do que um hábito saudável, e desta forma, incentivamos aos pais a não permitirem que seus filhos dirijam-se à escola sem realização do mesmo.

Exemplo de Cardápio:

Leite ou Iogurte ………………..1 copo (200ml)

Pão……………….(forma – 1 fatia/ francês 1 pequeno/ integral light – 2 fatias) ou bolachas sem recheio ou torradas …………..(3 unidades)

Margarina …………….(1 colher de café) ou………….requeijão…….(1 colher de sobremesa) ou….. queijo fresco…………(1 fatia)

Fruta…………..(1 unidade) ou …………..Suco de fruta ………….(1 copo – 200ml)

Nenhum comentário:

Postar um comentário