Páginas

quinta-feira, maio 03, 2012

Quer emagrecer? Aprenda a fazer escolhas inteligentes.

'Magreza não é para todo mundo, mas saúde, sim, é para todo mundo!'



O padrão de beleza atual inventou o conceito de “doenças da beleza”. Será que a beleza pode adoecer? É importante que a pessoa se sinta bonita para se sentir bem e integrada ao seu grupo social. Não custa lembrar que o conceito de beleza é uma construção cultural e que o padrão atual exige uma homogeneização por causa da dificuldade dos nossos tempos de lidar com as diferenças. Todos têm que ter a mesma marca: serem magros, jovens e belos!

A magreza não é para todo mundo, mas saúde, sim, é para todo mundo. Algumas pessoas sofrem de compulsão alimentar, o que dificulta a manutenção da saúde e o controle do peso. Compulsão significa perder o controle sobre a situação, que no caso da compulsão alimentar, é não conseguir dizer não para o que é proibido ou desaconselhável para quem quer emagrecer.

Milagres não existem!

Adotar uma dieta equilibrada é a melhor forma de manter a saúde porque milagres não existem. A alimentação prescrita pelo profissional não deve ser execrada como “comida de dieta”, mas como uma orientação que vai ajudar a pessoa a fazer melhores escolhas na hora de comer. O processo de aprendizagem dura a vida toda: é preciso aprender a comer. Diferentemente do alcoolismo, não se pode evitar a primeira garfada, como uma forma de afastar o perigo. É importante aprender a se relacionar com o alimento de uma forma saudável.

A característica do bebê humano é precisar do outro para se alimentar, seja a mãe ou quem cuide da criança. Assim, estabelecemos uma relação entre a necessidade de alguém para nos alimentar, e o alimento propriamente dito, que passa a ser visto como uma forma de afeto. Para que esse processo tenha êxito é necessário mudar a cabeça para conseguir manter a mudança do corpo. A perda de peso é um ganho de saúde!

Dirce de Sá Freire
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RJ (2002)
Mestrado em História pela Université de Paris VII - Jussieu, França (1979).

Especializada em Transtornos Alimentares, coordenadora e professora do curso sobre Transtornos Alimentares – obesidade, anorexia e bulimia, na CCE-PUC/RJ.
Integrante de equipe de cirurgia bariátrica.

Autora dos livros:
"Guia do Gordo e do Magro - aprenda a conviver com a balança", Editora Campus Elsevier, 2007;

"Com açúcar sem afeto" in Del Priore, M. & Amantino, M. (org.) - História do Corpo no Brasil, Editora Unesp, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário