Páginas

segunda-feira, julho 30, 2012

5 dicas para deixar o seu currículo poderoso

Preciso montar meu currículo, mas não sei como! Quem já não se fez esse questionamento? Garanto que essa dúvida já passou pela cabeça de muita gente. Na verdade, existem inúmeros sites que indicam o melhor caminho para se redigir um bom currículo. Por outro lado é necessário ter cuidado para não fazer da sua porta de entrada na empresa um desastre.

O currículo deve ser objetivo, claro e sincero. Deve conter as palavras chaves essenciais na hora da leitura pelo recrutador. As pessoas tendem a colocar muitas informações que julgam importantes, porém acabam tornando o mesmo extenso e muitas vezes descartável no mercado de trabalho. Sendo assim, seguem abaixo algumas dicas para não fazer feio no momento de mostrar suas habilidades profissionais e garantir o seu lugar ao sol.



  1. Erros de gramática
Esses são primordiais e dizem muito a respeito de você, ou seja, se no básico já não se tem atenção o que dirá no restante. Fora que esta é a maneira pela qual nos comunicamos com o recrutador, e acredite, ele não está ali somente observando a quantidade de experiência profissional que você tem. Cometendo um erro como este, a chance de seu currículo ser descartado é quase que certa e imediata.

2.  Transparência x Sinceridade

Na hora de colocar informações que julgue importantes em seu currículo não pense que no momento da entrevista o recrutador não ache necessário fazer alguns teste com você. Muitos pecam na hora do idioma. Veja, ou você sabe ou não. Essa é uma questão que não existe meio termo. 

Lógico que se o candidato estiver fazendo um curso de inglês, não necessariamente precisa ser um expert, mas achar que pode subestimar o recrutador é algo arriscado. Essa regra se aplica também para o embasamento restante do currículo. Lembre-se de que ser sincero garante muito pontos na contratação, por isso seja transparente.

3.  Informações para contato

Lembre-se que tão importante quanto os itens acima, as informações de contato também são imprescindíveis na hora do recrutador encontrar o candidato. Pense que se por algum motivo na hora de redigir o currículo, seu telefone ou email não estão corretos, me diga como que a empresa entrará em contato com você? E tão pior quanto informações incorretas, são aqueles email com nomes inapropriados do tipo ana_gatinha@provedor.com.br. 

Você que é tão criativo(a), não terá dificuldades para criar um email para assuntos profissionais certo?

4.  Experiência Profissional

Faça sempre uma reflexão no momento em descrever sua experiência profissional. Não fique estagnado escrevendo somente as tarefas que você executava, pense além. Mencione resultados alcançados, projetos realizados. Normalmente esses itens costumam ser bem vistos pelos recrutadores. Mas tome cuidado, para que nessa descrição você não se autonomeie um gênio e consequentemente se torne uma carta fora do baralho.

5.  O menos é mais

Nada de ficar florindo o currículo com papéis e fontes coloridas e, a não ser que a empresa solicite, não anexar sua foto ao currículo. A entrevista é para uma vaga de modelo por acaso? É Importante também salientar que número de documentos não são necessários. O currículo deve ser clean, padronizado e nem um pouco extenso. Segundo recrutadores, a maioria dos currículos com mais de duas folhas não são lidos.

Todas as dicas citadas acima são muito importantes, porém a sua postura no momento da entrevista também conta muito pontos por isso lembre-se de sempre conhecer um pouco sobre a empresa. Quando for chamado para a entrevista de trabalho, procure sempre saber o nome da empresa, pois assim conseguirás obter informações prévias importantíssimas, como historia da empresa, seguimento, evolução no mercado, entre outras. Podendo no momento da entrevista fazer colocações importantes ao recrutador, mostrando a ele que sabes um pouco da empresa. Pronto, isso já é meio caminho andando!

Mostre sempre quem você é e a que veio. Seja integro nas suas colocações e demonstre que além de sua experiência, você também traz uma enorme vontade de crescimento e empreendedorismo. Mostre que se for o escolhido trará bons resultados. Vista a camisa da empresa. Fale sobre o seu relacionamento interpessoal. E o mais importante, não mude os valores nos quais você acredita!

Com estas dicas, espero que fique um pouco mais claro e, desta forma, mais fácil para meter a mão na massa e fazer um currículo campeão. Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário