Páginas

segunda-feira, agosto 20, 2012

4 dicas para evitar a influência exagerada da TV

Sua filha endeusa a Hannah Montana? Quer cantar com a turma de High School Musical? Saiba o que fazer para evitar a possível má influência da televisão

14/05/2009
Texto Cynthia Costa
Educar
Foto: Fred Hayes/Divulgação
 
Foto: televisão
Fazer outros tipos de programas é estratégia para evitar TV

Abordando temas como popularidade, amizade e primeiro amor, os seriados exercem forte atração sobre crianças e adolescentes, sobretudo meninas. High School Musical, Hanna Montana, Camp Rock, Gossip Girl e Malhação, os preferidos da garotada, ainda trazem personagens de idade similar a do público, o que favorece a conquista de audiência, pois os espectadores se identificam mais facilmente com as personagens.

Com a ajuda da professora Maria Thereza Rocco, especializada em questões de Educação e de linguagem da mídia, da psicóloga Cláudia Affonso, especializada em psicanálise infantil; e do psicanalista Paulo Roberto Ceccarelli, que já participou de pesquisas relacionadas ao jovem e à TV, analisamos os seis seriados mais populares da TV.

Essa análise nos levou a uma conclusão principal: de que os pais definem boa parte da possível influência que esses programas possam ter sobre seus filhos. É o pai e a mãe (ou responsável) que dará limites aos impulsos consumistas dos ávidos fãs e expressará seus valores de forma que não sejam facilmente questionados por uma série de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário