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segunda-feira, agosto 13, 2012

Sódio: cuidado com ele !

Sódio

Se você sofre com retenção de líquidos, cuidado com o sódio! Além de beber bastante água e diminuir o consumo do sal de cozinha, fique atenta com a quantidade de sódio nos alimentos.

Este mineral tem funções importantes em nosso organismo, mas em quantidades excessivas pode prejudicar a saúde.

Acontece a liberação de alguns hormônios, que causam a retenção de líquidos, aumentando a pressão sanguínea, o que é ruim para o organismo por sobrecarregar o coração e principalmente para quem já possui hipertensão arterial. 
 
O sódio está presente nos produtos industrializados, enlatados, conservas, embutidos e defumados. Ele atua no sabor e na conservação dos alimentos, por isso está presente nestes alimentos. Por isso prefira sempre consumir os alimentos, o mais natural possível.

Mas quando isso não for possível, fique atenta ao rótulo nutricional. Veja um exemplo: Você sabia que o refrigerante light ou diet tem uma quantidade muito maior de sódio do que o tradicional ? Um copo de refrigerante tradicional tem em média 10mg de sódio, já um copo de refrigerante light ou diet tem de 23 a 30mg.

Então pense, se você consumir o refrigerante tradicional terá açúcar, calorias, se optar pelo light ou diet terá o sódio, que em excesso faz você reter líquido e ficar inchada, ou seja, de qualquer forma prejudica o emagrecimento, não é mesmo? Melhor beber suco de fruta natural!

Um pacote individual de sopa pronta pode chegar a ter quase 600mg de sódio! Muito mais saudável preparar em casa uma sopinha com verduras e legumes fresquinhos.

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