Páginas

sábado, dezembro 22, 2012

Campanha "Adote um copo"

      Você sabia que o consumo de produtos descartáveis estão aumentando consideravelmente nos últimos anos?

Sabemos que o copo descartável pode demorar 200 a 450 anos (Fonte: Grippi 2001, Lixo 2003) para se degradar. Você pode ajudar não só o meio ambiente mas a sua saúde, evitando o uso indiscriminado de copos descartáveis.

Sabemos também que é muito mais fácil toda vez que for até o bebedouro de sua empresa, ou escola, pegar um novo copo descartável e joga-lo na lata de lixo. Assim se você utiliza, em média, três copos plásticos por dia, ao final de um ano terá gasto mais de 750 copos.

Além de todo o mal que pode causar a natureza, os copos descartáveis podem causar sérios danos a SUA saúde!

“Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) revela que a quantidade de estireno presente nos copos descartáveis é “parcialmente” acima do recomendado pelo Ministério da Saúde. 

Os copos plásticos possuem poliestireno (derivado do petróleo) que submetido ao calor libera o estireno, monômero tóxico apontado como cancerígeno.

O contato com o estireno ocorre no momento em que se bebe um líquido quente, como o café. A pesquisa dos professores Jailson de Andrade e Pedro Afonso de Paula Pereira (do Instituto de Química) e do engenheiro químico Rodolfo Figueiredo de Oliveira, indica que a quantidade de estireno liberada pelos copos, em 10 minutos de contato, está em torno de 13,6 e 49,3ng/ml-I. A norma do ministério da Saúde restringe a 20ng/ml-I o índice.

O estudo foi financiado pela Fapesb e pelo CNPq.”

Fonte: Redação Terra


Tenha uma atitude consciente:

- Tente utilizar o mesmo copo durante o dia.
- Se possível traga de casa o seu copo ou uma garrafinha de água.
- Tenha um copo ou garrafa em sua empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário