Páginas

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Escolha sua cor

Posted: 27 Dec 2012

Lááá no primeiro post do blog comentei que sua imagem física chega como a primeira informação sobre você, depois rolou uma série como combinar e na parte das cores expliquei algumas influências nas disposições de cores (tipo a vitrine da Pernambucanas) e no vídeo Como Combinar Cores expliquei que o seu visual como um todo passa uma mensagem, seja pela estampa, formas ou... Cores!

As cores nos passam informações, quando você escolhe a cor da parede do seu quarto é por uma sensação que te agrada, as cores transmitem impulsos que são recebidos como reações pelo cérebro e influenciam nosso comportamento e humor. Não é à toa que o Mc Donald's é vermelho e amarelo, são cores alto astral, enérgicas e que estimulam a rapidez e fome, tudo que o fast-food é!

Sabemos que o Ano Novo no Brasil tem a tradição do branco, né? Mas sei também que alguns gostam de inovar na virada e por isso preparei esse post com o significado das cores e ideias de look!

. Azul .
Transmite tranquilidade e segurança, ajuda a acalmar, é uma cor terna e afetuosa. Reduz o stress e a ansiedade, promove o entendimento e paz entra as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação, pois significa serenidade e harmonia. Simboliza vida, a água, o céu, o infinito, o sonho e o pensamento.
Ambientes com a cor estimulam a criatividade, sinceridade, lealdade, generosidade e confiança, por isso vemos essa cor em casas de massagem e também salas de fonos e psicólogos.

. Rosa .
O rosa é a cor das emoções, afetos, compreensão, companheirismo e romance, representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro. Representa também a fantasia e encantamento, por isso é uma cor tão ligada ao universo feminino. É amável, suave e profunda, promove carinho e proteção, atraindo pessoas sensíveis, é terno, ingênuo, belo, puro, frágil e delicado, além de meigo e doce, significa feliz, próspero e alegre.
Por isso vemos bastante em salões de beleza e bem-estar e em ambientes extremamente femininos. Dizem também que é uma cor excelente para conhecer a sogra!

. Vermelho .
Cor da paixão e da sensualidade, também representa coragem, conquista e força de vontade. É uma cor quente, ativa e estimulante, além de revolucionária e com poderoso senso de auto-estima. 
Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo, além do seu uso em lugares como motéis.

. Laranja .
Transmite boa sensação e muita alegria, é uma cor associada à criatividade, entusiasmo, comunicação e espontaneidade. É divertida, encoraja, desperta gentileza, vitalidade, expansão e otimismo. Estimula pensamentos rápidos, é positiva e enérgica.

Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas.


. Roxo .
É influente, impulsiva e independente, traduz dignidade, serenidade e mudança. É uma cor positiva e intuitiva que revela sinceridade, espiritualidade, coragem e mistério. Está bastante ligada às artes por sua sensibilidade, compaixão, beleza e grandes ideais.
A cor é bem vinda em ambientes de meditação ou escolas/salas criativas.


. Marrom .
Dá sensação de estabilidade, representa a constância, disciplina e uniformidade. Ajuda na organização dos pensamentos, é a cor do comprometimento e observação das regras, além de transmitir conceitos de responsabilidade. Significa cautela e realismo, também é ligada à natureza e à terra, pode ser vista como a cor da fertilidade.
Ambientes de trabalho, salas de reunião e uniformes escolares e bibliotecas costumam receber essa cor.

. Preto .
É uma cor de atitude, seriedade, ordem e mistério. Está relacionada com o silêncio e o infinito. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e é profunda.
Significa proteção e impõe autoridade, pense no seu uso por juízes, freiras e super-heróis.

. Verde .
É a cor da natureza e por isso está associado a esperança, saúde, fertilidade, crescimento. Significa renovação e plenitude, é harmonioso e calmante. A cor da perseverança, segurança e satisfação, representa equilíbrio e desperta paciência e sinceridade.
Ambientes com verde são seguros e aconchegantes, podem ser hospitais, spa ou ambientes familiares.
. Cinza e Prata .
O cinza representa equilíbrio e estabilidade, além de independência e controle. É a cor da organização e comprometimento, é forte e segura. Usada em ambientes como oficinas, museus e presídios.
O prata é a cor da inovação, é a cor da lua e por isso representa mudança. Está relacionada ao futuro, ao equilíbrio e versatilidade. É usada em laboratórios científicos, ambientes de estudo avançado e altas torres.

. Amarelo e 
Dourado .
O amarelo representa vivacidade, alegria, desinibição, confiança  e energia. É a cor da juventude, da criatividade, conhecimento, socialização, bom humor, inteligência e comunicação e inovação. Perfeito para ambientes de criação, como escritórios publicitários e também restaurantes em praças de alimentação. 
O dourado representa ainda a riqueza, nobreza e dinheiro, além de sabedoria e luxo. Os dois ainda são otimistas e despertam esperança. É perfeito para ambientes como museus, casas de festas e igrejas.



. Branco .
O branco significa pureza, sinceridade e verdade. Estimula os olhos positivamente, facilita contatos pessoais e ajuda com as emoções. É uma cor que equilibra e mostra proteção, instinto, cuidado e sonhos. Representa o amor divino e por isso é protetora, é a cor da paz e da perfeição, por isso sugere libertação e inocência.
Uma cor discreta, neutra e que combina com tudo, é de aparência limpa, um ambiente branco proporciona frescura, calma, otimismo e dá ideia de maior espaço. Por isso vemos essa cor em consultórios médicos e ortodônticos.

Gostaram?
Eu não acredito em superstições ou que as cores tenham poder de atrair acontecimentos, tipo usar vermelho para ter paixão no próximo ano, sabe? Mas acho lindo quando as cores são usadas pelos seus significados, você passar sentimentos através das cores da sua roupa  e assim demonstrar seu estado de espírito e o que deseja é super bacana!
As ideias que mostrei ficaram no look monocromático, mas você pode combinar as cores com uma das peças neutras, como por exemplo um shorts jeans ou uma blusa branca. Lembrando também dos acessórios, uma boa dica é usar o look branco com os acessórios partindo para as cores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário