Páginas

sexta-feira, janeiro 04, 2013

Suzan Miller diz que, em 2013, o mundo vai viver uma nova era romântica

A astróloga mais famosa do planeta destaca a beleza e a poesia e diz que o Brasil está muito melhor que os Estados Unidos

A astróloga prevê uma mudança radical no mundo das artes, com uma nova geração de criadores 
 
Hoje é o primeiro dia do ano e, nas próximas horas, uma tribo virtual composta por ao menos 6 milhões de pessoas deve acessar, ansiosa, o site Astrologyzone.com para ler as primeiras previsões da americana Susan Miller. 

Aos 65 anos, a superstar dos astros mantém um grupo fiel de seguidores há quase duas décadas, escrevendo horóscopos mensais e lançando livros anuais com previsões mais aprofundadas sobre cada signo do Zodíaco. Susan Miller: The year ahead 2013, aliás, chega às livrarias americanas nas próximas semanas. 

Em entrevista ao GLOBO, ela fala sobre 2013. Diz que, apesar de o ano terminar em 13, tem tudo para ser de muita sorte, e chama a atenção para uma ocorrência que pode mudar os rumos das artes. 

Depois de 169 anos, Netuno saiu de Aquário e entrou em Peixes. Vamos voltar ao romantismo do período vitoriano. É tempo de poesia e de falar de família. As megaproduções com grandes requintes tecnológicos passarão para o segundo plano avisa ela.

Como anda a visitação de seu site?
Há até pouco tempo, metade dos meus leitores era dos Estados Unidos, e metade, do resto do mundo. Aí comecei a escrever para diversas revistas internacionais, e tudo mudou. Hoje, 68% deles não são americanos, mas isso não quer dizer que os Estados Unidos me abandonaram (risos). Só que, de certa forma, conquistei o planeta.

Você tem ideia de quantas pessoas a leem?
Não. Não me ligo em números. Além do site, escrevo para dez revistas: a Elle americana e a Elle de Hong Kong, a Vogue, do Japão, a Amica, da Itália, a Lola, do Brasil... E para cada uma delas mando um texto inédito, diferente, baseado no briefing que o editor de cada publicação me passa.

Como é sua rotina de astróloga?
Preciso ser muito disciplinada, senão não dou conta. Acordo às 6h30m, organizo minhas contas, agendo pagamentos e vou para a ginástica. Na volta, passo no supermercado, na lavanderia e, às 11h em ponto, sento na frente do computador para trabalhar. Só levanto por volta das 2h. Quando estou muito cansada dos longos textos que tenho que produzir, navego no Twitter. Simplesmente adoro tuitar!

É você mesmo quem escreve?
Sim! Sou eu! E já tuitei até em português, com uma ajudinha do Google Translate. Pena que foi um vexame. A tradução ficou sem sentido, e os brasileiros riram de mim...

Como é a repercussão de suas previsões? Vêm por e-mail?
Eu não gosto de e-mails. Não respondo nunca porque é mais texto para eu escrever. Prefiro mil vezes uma boa conversa por telefone.

É possível prever algo especial para a cultura? Os astros conseguem indicar os rumos?
Vamos ver uma mudança radical no mundo das artes. Netuno estava em Aquário, reforçando o lado intelectual, das ferramentas, da internet. Acaba de entrar em Peixes, revivendo um cenário que não acontecia há 169 anos, desde o período do romantismo vitoriano. 

Vem por aí um tempo de busca pela beleza, pelo sentimentalismo e pelo romantismo. Veremos uma nova geração de criadores, que se darão muito bem no mercado de arte com o novo.

E na literatura? Há algo de diferente na temática ou na forma de se escrever?
A poesia e seu romantismo devem ganhar força, assim como o registro de imagens poéticas. Nos próximos dois ou três anos, será interessante seguir esse cenário.

Já estamos em janeiro e o livro com as previsões de 2013 ainda não saiu...
Já escrevi mais da metade dele! E, como ele precisa ficar pronto até meados de janeiro, decidi que vou escrever bem menos do que as 650 páginas de 2012. É que eu só consigo me dedicar ao livro depois de ter feito todas as colunas e os 45 mil caracteres do texto que publico mensalmente no site. Mas ele sai nas próximas semanas.

Como se faz uma previsão anual?
Começo a trabalhar em maio. Colho informações que a Nasa tem e eles têm dados que vão até o ano 3000 e faço 312 mapas: para Lua cheia, Lua nova, para o calendário lunar... Depois tenho que sentar e agrupar por meses, interpretar cada fato, destacar os dias mais importantes para cada signo e assim por diante. No final desse processo, acabo decorando tudo o que vai acontecer no céu ao longo de um ano.

Aqui no Brasil criaram uma camiseta com a seguinte frase: Susan Miller estava totalmente certa.
Eu soube e simplesmente adorei a camiseta. Adoraria vendê-la aqui nos Estados Unidos, mas, como trabalhei como agente de fotógrafos durante anos, sei da importância do direito autoral. Se você puder fazer a ponte entre mim e o criador, agradeço.

Como vai ser 2013? Dá para saber sobre o Brasil?
Vai ser muito melhor do que os anteriores. O Brasil estará muito melhor do que os Estados Unidos. E não foi à toa que o nosso presidente, Barack Obama, foi visitar vocês há alguns meses. Vocês nasceram em 7 de setembro. O dia da independência do Brasil, certo? Então são de Virgem em Peixes, um signo flexível. Vocês sabem lidar com as crises. Têm planos B, C, D... Conseguem se adaptar. E estão se adaptando muito bem.

Mas o número 13, no Brasil, é comumente relacionado à ideia de azar...
Vocês não têm com o que se preocupar! Para os maias, o 13 era de muita sorte. É o número de meses lunares. Em vez de se agarrar a ideias pessimistas, melhor pensar como os maias, não? O 13 nos trará um bom ano. Pode apostar.

Estamos nos preparando para a Copa do Mundo, os Jogos Olímpicos...
O que já dá para saber é que vocês estão aprendendo muito com outros países que sediaram esses eventos. Também já estão com a infraestrutura a caminho e devem viver o momento sem muitos problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário