Páginas

segunda-feira, outubro 21, 2013

Você sabia que o horário de verão afeta sua saúde?

Fonte: Revista Saúde é vital

Hoje, quando o relógio marcar meia-noite, você precisará adiantá-lo uma hora. Apesar de parecer uma modificação modesta, ela já é capaz de causar certo impacto à saúde. 

“Com a alteração do horário, pode haver mudança no nosso relógio biológico. Assim, é possível sentir sonolência, redução da atenção, irritabilidade e cansaço”, conta Cristiane Kochi, professora de endocrinologia da Faculdade Santa Casa de São Paulo. Esses sintomas tendem a desaparecer em uma semana, mas, enquanto isso não acontece, evite determinados hábitos antes de dormir, como ingerir cafeína e praticar atividades muito estimulantes.

E atenção especial às crianças: como precisam de um tempo maior embaixo dos lençóis, elas são as que mais sofrem com a mudança. Para amenizar o desconforto, os pais podem promover um período de ajustes. 

“Uma boa pedida é fazer leitura de histórias, tocar músicas calmas, dar banhos relaxantes seguidos de massagens e evitar alimentos pesados”, exemplifica Rosemeire dos Santos Vieira, coordenadora da pós-graduação em enfermagem pediátrica da Faculdade Santa Casa de São Paulo. 

“Não deixe a criança trocar as refeições por guloseimas ou continuar a se alimentar de acordo com o horário anterior. Isso atrasa a adaptação à nova fase”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário