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quinta-feira, dezembro 19, 2013

Como manter a forma nas festas de final de ano

Dr. Bem Estar

O fim de ano está chegando e os preparativos para as comemorações já iniciaram, a época é, sem dúvida, uma delícia e a maioria das pessoas resolve abrir mão das dietas e aproveitar ao máximo a ocasião.

A mesa farta é uma herança que vem da Espanha e de Portugal e por isso, muitos alimentos que consumimos combinam mais com o clima frio que faz na Europa nesse período do que com a nossa estação quente. Sendo assim, algumas mudanças no cardápio tradicional podem ser vantajosas para a saúde. 

Deve-se escolher dentre as muitas opções o que mais nos agradar e evitar comer um pouquinho de cada e se gostar muito da sobremesa, pegue mais leve na refeição. 

Para o prato principal, escolha as carnes brancas, como frango e peru, sempre assados ou grelhados e de preferência retire a pele. É importante caprichar nas folhas, nos legumes e optar por carnes magras e grelhadas, fugir da carne de porco, principalmente as partes mais gordurosas. Fazer a farofa mais simples, mais sequinha, sem utilizar muita gordura no preparo.

Tente acrescentar ao cardápio itens leves e menos calóricos. Uma boa alternativa é substituir a maionese por molho de iogurte natural. O ideal é combinar as carnes com acompanhamentos menos gordurosos como arroz com legumes, saladas cruas e batatas cozidas ou assadas e evitar maionese, farofa e quiches para que seu prato não fique muito calórico. 

Comidas pesadas como frituras devem passar longe do seu prato. Na sobremesa, dê preferência às frutas frescas no lugar dos doces natalinos tradicionais, tais como o panetone e rabanada. Mas, cuidado com as frutas secas como uva passa e ameixa seca, que concentram grande quantidade de açúcar, por conta do processo de desidratação que sofrem. Principalmente os diabéticos devem ficar atentos.

É recomendado fazer uma desintoxicação nos dias após as festas, já que sempre há excessos tanto em relação às comidas quanto às bebidas, principalmente alcoólicas. 

Deve-se consumir peixes magros e evitar por uma semana carne vermelha e frango. Ingerir grãos integrais, frutas ricas em água e bastante água. Assim você começa um ano novo de bem com o seu corpo!

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